As técnicas Xamânicas no Vale do Amanhecer
Cleiton Machado Maia – UFRRJ
Este trabalho se propõe a analisar o fenômeno do xamânismo nos novos movimentos
religiosos, dando preferência ao caso no Vale do Amanhecer em Brasília, buscando incluir
a religião formada no quadro de novos movimentos religiosos brasileiros, como religião de
características nova era e sincrética. Discute o xamânismo na sua complexa forma, unindo
todas as características existentes no Vale como símbolos, cores, ritos, canto, objetos
sagrados, viagem, curas e outras que estão presentes nesse sistema religioso. Analisa o caso
de Tia Neiva como líder fundadora e xamã da comunidade iniciada em meados dos anos
1960. Discute as experiências vividas pela protagonista da formação da doutrina, seus
anseios como médium, mulher e cidadã que acabaram por caracterizar a forma doutrinaria
do Vale e a peculiaridade do Templo Mãe em Brasília que é o único capaz de suportar e
abranger todas as formas ritualísticas da emblemática figura de Tia Neiva, apesar da
presença de mais de cinco mil templos espalhados no Brasil e mais de 350 espalhados no
restante do mundo. Sem contar com os vinte e oito mil médiuns iniciados na doutrina
existentes só em Planaltina, considerando que mais de mil conviveram e vivenciaram as
histórias de Neiva.
Abaixo, trabalho com o mesmo fundamento, de outro autor:
AS TÉCNICAS XAMANICAS E O CASO DE XAMANISMO DE TIA NEIVA NO
VALE DO AMANHECER
Narcisa Castilho Melo - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
Consiste em trabalhar o fenômeno do xamânismo e suas técnicas no Vale do Amanhecer
em Brasília, buscando incluir a religião ali formada no quadro de novos movimentos
religiosos brasileiros, como religião de características nova era e sincrética. O xamânismo
na sua complexa forma, unindo todas as características existentes como símbolos, cores,
ritos, canto, objetos sagrados, viagem, curas e outras características mais que estão
presentes nesse complexo sistema religioso. O caso de Tia Neiva como líder fundadora e
xamã da comunidade iniciada em meados dos anos de 1960. As experiências v ividas pela
heroína e protagonista da formação da doutrina, seus anseios como médium, mulher e
cidadã que acabaram por caracterizar a forma doutrinaria do Vale. E a peculiaridade do
Templo Mãe em Brasília que é o único capaz de suportar e abranger todas as formas
ritualísticas da tão emblemática figura de Tia Neiva, apesar da presença de mais de cinco
mil templos espalhados no Brasil e mais de 350 espalhados no restante do mundo. Sem
contar com os vinte e oito mil médiuns iniciados na doutrina existentes só em Planaltina.
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=amanheceremnot%C3%ADcias%20heter%C3%B3clita&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CCUQFjAA&url=http%3A%2F%2Famanheceremnoticias.blogspot.com%2F2011%2F04%2Ffilmagens-no-vale.html&ei=7zhiUM6oFIOZyAHqyoCgDw&usg=AFQjCNFh6w0FIMPqx7HPwu5jKB32bLTktw
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